Chapas perfuradas e chapas expandidas – importância na indústria, construção civil e arquitetura

Chapas perfuradas e chapas expandidas – importância na indústria, construção civil e arquitetura

Chapas perfuradas e chapas expandidas são amplamente utilizadas na construção civil, arquitetura e indústria. Entenda mais sobre o tema no post. 

Você ficará surpreso ao conhecer as diversas aplicações das chapas perfuradas e expandidas, não é a toa que estão presentes nos diferentes setores, tornando-se conhecidas por suas vantagens. 

Ao longo deste artigo você poderá conhecer melhor essas peças, as diferenças entre elas, suas principais aplicações e claro, os benefícios que elas podem acrescentar ao seu projeto. Acompanhe!

O que são chapas perfuradas e expandidas

Primeiro vamos às definições. A chapa perfurada é aquela chapa de metal, pode ser aço, zinco, aço inox, entre outras ligas metálicas, que passa pelo processo de perfuração. O resultado é uma chapa com vários furos uniformes ou não, com diferentes diâmetros.

São justamente esses furos que permitem sua aplicação em várias áreas. Você tem, por exemplo, uma chapa perfurada que funciona para a filtragem de insumos na indústria química. Ou ainda, seu uso como uma parede, semelhante a um drywall. 

Essa característica permite uma ampla possibilidade de aplicações, principalmente porque os furos podem ser personalizados conforme a necessidade. 

São diâmetros, formatos, tamanhos e materiais diferentes que permitem adequar aos mais diversos projetos e propostas. 

Já as chapas expandidas são aquelas chapas de metal que passaram pelo processo de expansão. Em outras palavras, elas foram esticadas até que formassem uma malha uniforme, mas sem juntas ou marcações. O resultado é uma chapa semelhante a uma tela, mais forte, rígida, com alta resistência mecânica e à intempéries da natureza. 

Vantagens desses dois materiais

Resistência mecânica 

Por se tratar de uma liga metálica pensada, a resistência é sem dúvidas sua principal vantagem. Essas chapas vão resistir ao impacto, o que as tornam ideais para a proteção, por isso são empregadas em mezaninos e pisos suspensos, além da resistência às variações climáticas. 

Durabilidade

Nas condições adequadas e com a manutenção periódica, as chapas podem durar muitos anos, sobretudo as galvanizadas e inox. Essas ligas metálicas recebem a adição de elementos que aumentam sua durabilidade e resistência a agentes externos, como umidade ou calor. É claro que é necessária a manutenção, que é mínima. Basta a limpeza e aplicação de lubrificante, o que aumenta a vida útil sensivelmente. 

Possibilidade de personalização

Isso quer dizer que é possível adquirir um modelo com o diâmetro, formato, especificações, material e acabamento que precisar. Isso vai ajudar na adequação da proposta do projeto com aquele material. Por exemplo, se você precisa de uma chapa perfurada para um mezanino, terá várias opções de furos e nas medidas ideais para a instalação, sem a necessidade de cortes ou emendas. 

Maior segurança

Não só pela resistência física, as chapas são seguras. Quando empregadas em mezaninos e pisos, essas chapas tendem a apresentar uma superfície antiderrapante, evitando acidentes que ocorrem com frequência em superfícies lisas e escorregadias.

Leveza

Sim, apesar de estarmos falando de chapas de metal, de aço, alumínio ou outro material geralmente associado a um peso enorme, elas são relativamente leves. Isso se comparado a outros materiais. Ocorre que o método de fabricação e os furos proporcionam um melhor aproveitamento do material, o que reduz seu peso médio. Pode parecer pouco, mas isso facilita o manuseio e o armazenamento. 

Maior economia

A economia aqui está associada a facilidade no transporte, armazenamento, instalação e vida útil. São materiais que quando comparados a outros têm um ótimo custo-benefício.

Onde podem ser usadas

Mezaninos

Não só mezaninos, mas também pisos suspensos ou não, plataformas, rampas e passarelas expandidas são exemplos de aplicações das chapas perfuradas e expandidas. Como mencionei, sua superfície antiderrapante permite sua aplicação nesse segmento.

Essa não é a única vantagem, sendo a principal delas a fácil instalação. Ao invés de construir uma laje, você pode fazer uma estrutura de metal e utilizar as chapas expandidas e perfuradas com técnicas de solda e parafusamento. 

Guarda-corpo

Guarda-corpo é a proteção à meia altura usada principalmente em fachadas e escadas. Mais do que proporcionar uma segurança maior, as chapas expandidas ou perfuradas compreendem um maior apelo visual a essas estruturas. Isso melhora a estética do projeto, proporcionando um design mais industrial. A vantagem aqui é que você pode utilizar outros elementos como o vidro para desenvolver uma proposta única. 

Fachadas

Está cada vez mais comum o uso de chapas expandidas e perfuradas na composição de fachadas de edifícios comerciais ou residenciais. São materiais que permitem a passagem de luz, som e vento, o que torna os ambientes mais confortáveis, aumentando ainda a economia de energia. 

Brises

Brises são estruturas arquitetônicas que impedem a incidência direta da luz solar no interior de residências e edificações em geral. Podem ser fixos ou móveis, para permitir ou não a visão externa, passagem de luz e som. 

Paredes e outras estruturas decorativas

As chapas perfuradas e expandidas são comumente usadas em estruturas externas e internas. Isso inclui a triagem de privacidade, caixas de iluminação, paredes decorativas, etc. Cada vez mais, arquitetos e designers têm usado o material para compor verdadeiras obras de arte.  

Portas e portões

A mesma premissa do item anterior também se faz presente na composição de portões e portas com uma pegada mais industrial. Além do apelo arquitetônico, seu uso está condicionado a uma maior proteção.  As chapas expandidas, por exemplo, são muito mais resistentes que as telas comuns, já que não possuem soldas ou emendas. Não é possível, por exemplo, cortá-la com ferramentas comuns, impedindo o acesso de terceiros. 

 

Leia também: Como funciona um portão basculante ou portão de elevação? Vem que a Demarqui explica!

 

Como visto, são muitas as aplicações e vantagens das chapas perfuradas e chapas expandidas. A dica aqui é procurar por fornecedores de renome, capazes de oferecer produtos de qualidade e em tempo hábil para a execução dos seus projetos. 

Confira aqui as ofertas de concertina da Ferro e Aço Demarqui, há 21 anos comercializado produtos de qualidade em ferro e aço!

 

Sobre o autor: Enrico Bertanha é fundador da Bepex e tem mais de 20 anos de experiência em fabricação e aplicações de chapas expandidas e perfuradas.