Como funciona um portão basculante ou portão de elevação? Vem que a Demarqui explica!

Como funciona um portão basculante ou portão de elevação? Vem que a Demarqui explica!

Basculante: que opera com movimento de básculo (contrapeso).

Esse é o significado da palavra basculante definida pelos dicionários. Os portões basculantes têm esse nome pois utilizam contrapesos para proporcionar a abertura do portão, através de elevação. Essa abertura pode ser realizada de forma manual, ou com o auxílio de um motor. Isso vai depender do peso do portão e da escolha do cliente.

Num portão motorizado, em casos de falta de energia, é possível fazer o desbloqueio e utilizar o portão de maneira manual.

A seguir, explicaremos como funciona o mecanismo de abertura, e detalharemos quais são as peças que compõem um portão basculante.

 

Folha do portão

A folha é a parte mais visível do portão. É a parte da frente, por assim dizer. Ela pode ter diversos formatos e designs, e pode ser formada por materiais como madeira, alumínio e aço carbono. O peso da folha do portão vai ser importante para definir o peso que será necessário para realizar o contrapeso.

Travessa

Acima da folha do portão está a travessa, que é sustentada por duas caixas laterais, chamadas de colunas. Essa parte também é conhecida como travessão.

Colunas

São caixas localizadas nas laterais do portão, ao lado das folhas. Dentro das caixas, encontram-se os contrapesos, essenciais para o funcionamento do mecanismo do portão. Funciona da seguinte forma: ao abrir o portão, a folha sobe; isso é possível pois existem contrapesos dos dois lados, que estão descendo com o auxílio de cabos de aço e roldanas.

Tampa

Após a instalação dos contrapesos, é soldada uma tampa junto às colunas, com a finalidade de fechá-las, para que o contrapeso fique bem preso dentro da coluna.

 

Corrediça

Entre a folha e a coluna, ficam as corrediças, também chamadas de guias laterais. Elas possuem uma abertura voltada para o lado de dentro. Nessa abertura, é acoplado um pino lateral, que faz a conexão entre a folha e a corrediça.

Portão Basculante Articulado

Esse portão se utiliza de duas folhas na sua composição. No momento da abertura, elas são recolhidas e se desdobram para cima. É ideal para utilização em galpões e locais onde há entrada e saída de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões, pois sua configuração permite que sobre bastante espaço na parte de cima.

O portão basculante articulado veio em substituição aos portões muito altos, que exigiam mais espaço para instalação e são mais difíceis de manusear.

Materiais utilizados

Travessa, coluna, tampa, contrapeso, roldana, guia lateral ou corrediça, cabo de aço, chapas de aço ou tubos metalon (para formar a folha do portão), caixa de peso, roldana ou pino lateral e grampo para cabo de aço.

Todos esse materiais, você encontra na Demarqui Ferro & Aço.  

 

Conclusão

Os portões basculantes, ou portões de elevação, tornam-se excelentes opções ao proporcionar a economia de espaço na sua casa, prédio ou galpão. O uso de aço na composição da folha do portão, juntamente com o cabo de aço na estrutura, oferece alta durabilidade e baixo custo de manutenção. Além disso, o aço é um material que proporciona um design super moderno, com inúmeras possibilidades de modelos e desenhos.

Procure sempre um serralheiro de confiança para realizar o serviço, pois é ele quem vai produzir o portão com a segurança necessária e com o design desejado. E conte sempre com a Demarqui Ferro & Aço na escolha do material ideal para a confecção do seu portão de elevação!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin