As fachadas metálicas não são uma novidade, mas a versatilidade de materiais, formas e estilos permitem constantes reinvenções, cada vez mais modernas e funcionais. Embora já seja comum no exterior, esse conceito tem se espalhado pelo país, ganhado força com ideias interessantes, muitas vezes, que fogem do convencional.
Os projetos atuais dividem-se em renovação da fachada ou revestimento de uma fachada nova, com diferentes objetivos, que vão além de realçar a identidade visual e da estética. Muitas propostas utilizam materiais altamente funcionais, que permitem, por exemplo, o melhor aproveitamento da luz externa e demais recursos naturais.
Os diferentes revestimentos metálicos se mostraram ótimas soluções para a fachada de edifícios residenciais e comerciais, prédios públicos, entre outras edificações, capazes de compor projetos com excelente custo benefício.
Continue lendo o post, conheça os principais materiais usados nas fachadas metálicas, as vantagens e inspire-se! Acompanhe!
Opções de materiais para fachadas metálicas
Vamos aos materiais mais utilizados nas fachadas metálicas:
Metalon
O metalon é um produto formado por ligas de aço carbono que apresenta diferentes formatos. Os mais comuns são barras planas, retangulares, quadradas ou circulares. Essa diversidade, alinhada aos benefícios estruturais, faz dele amplamente usado na construção civil, arquitetura e design, como uma peça estrutural ou de acabamento, inclusive nas fachadas metálicas.
Chapas perfuradas
Chapas perfuradas são chapas metálicas com furos de desenhos, formatos, diâmetros, diferentes. Essas características permitem a execução de projetos de fachadas funcionais, facilitando a passagem de luz e ventilação. Isso reduz os custos com iluminação e ar condicionado ou sistemas de resfriamento.
Tamanha versatilidade não passa despercebida por arquitetos, engenheiros, projetistas e designers, que utilizam esse tipo de chapa em uma série de aplicações. Na arquitetura e construção civil, por exemplo, é usada não só na fachada, mas também como pisos suspensos, guarda-corpos, escadas, portas, portões, entre outras.
Chapas expandidas
Chapas expandidas possuem esse nome por conta do seu processo de fabricação. Trata-se de uma chapa de metal plana de ligas de aço, alumínio, entre outros materiais, que passou pelo processo de extrusão e corte até chegar a um formato semelhante a uma tela, geralmente com desenhos losangulares, quadrados ou hexagonais.
A grande vantagem desse material é sua resistência mecânica, visto que não há emendas nas malhas, tornando-as muito resistentes, ainda assim relativamente leves e fáceis de manusear.
Juntando os diferentes formatos e diâmetros de malhas, resistência física e a intempéries do tempo, temos um material ideal para fachadas, que da mesma forma que as chapas perfuradas permite um melhor aproveitamento de luz e ventilação, além de oferecer baixa necessidade de manutenção.
ACM
O ACM é um material formado por duas chapas planas de alumínio com o interior de polietileno. Essa constituição forma uma chapa leve, resistente a intempéries e com alto valor estético agregado.
As fachadas de ACM são personalizáveis, já que as chapas podem ser adquiridas em diferentes cores, mas também podem receber outros revestimentos e pinturas. Trata-se de um material durável, perfeitamente aplicado em vários tipos de fachadas. É comum seu uso em fachadas comerciais, escritórios, empresas, etc.
Brises metálicos
Os brises são elementos arquitetônicos instalados em fachadas para regular a passagem de luz. Podem ser produzidos de diferentes materiais, no entanto, os metálicos estão entre os melhores devido às suas qualidades.
Esses modelos são formados por aletas, lâminas metálicas de aço, alumínio, chapas expandidas, entre outros materiais. As lâminas podem ser fixas ou móveis, permitindo a abertura e fechamento quando for necessário. Sua disposição é vertical ou horizontal e vai depender da orientação da fachada.
Aço corten
O aço corten é o nome comum do aço patinável, um tipo de aço formado por uma série de elementos para ampliar sua capacidade anticorrosiva e durabilidade. Com o passar do tempo, o aço corten ganha uma textura semelhante à ferrugem, que na verdade é uma camada de proteção extra ao material.
Fachadas desse material apresentam um forte apelo estético, principalmente quando bem trabalhadas. São resistentes a impactos, podendo ser usadas inclusive em fachadas no térreo, e exigem baixa manutenção.
Leia também: Fabricação de Tubos de Aço
Vantagens das fachadas metálicas
A maior vantagem das fachadas metálicas é a versatilidade de formatos (planos, curvos, corrugados, perfurados, etc), o que colabora para a execução de projetos com diversas propostas e estilos.
Você tem hoje no mercado opções que vão desde superfícies planas lixadas, passando pelas espelhadas, coloridas e perfuradas, o que aumenta o poder de adaptação às fachadas e amplia as opções de design.
Outro ponto relevante é a resistência dos metais, assim é possível ter uma fachada que vai durar por muitos anos e que exige apenas a manutenção básica. Apenas a limpeza e aplicação de algum lubrificante é suficiente para garantir a longevidade da peça mesmo em locais com grande variação climática.
Por fim, mas não menos importante, temos o forte apelo ambiental, não só pela redução do consumo de energia, mas também pelo fato dos metais usados serem recicláveis. Chapas metálicas, como a expandida e a perfurada, são feitas muitas vezes de material reaproveitado, garantindo sua eficiência.
Leia também: Chapas perfuradas e chapas expandidas – importância na indústria, construção civil e arquitetura
Inspirações
Agora vamos a alguns exemplos interessantes:
Chapa perfurada
No exemplo abaixo vemos o uso de chapas perfuradas em projeto de fachada com forte apelo estético. Os furos aqui foram feitos para formar um desenho único, que “conversa” bastante com os demais elementos do design, criando um estilo industrial, mas com toques bem intimistas.
Chapa expandida
A chapa expandida foi aplicada nesta fachada como piso suspenso e base para o guarda-corpo de metalon. O exemplo mostra que esse tipo de chapa apresenta uma grande versatilidade de uso, inclusive como plataformas, devido à sua estrutura forte e resistente.
Aço corten
Na inspiração abaixo o aço corten foi usado como fachada para impedir o superaquecimento do ambiente por conta da vidraça. As chapas de aço corten também causam um impacto visual positivo, e as perfurações permitem um melhor aproveitamento da luz.
Brise metálico
Nesta inspiração o brise metálico é formado por aletas verticais, o que ajuda principalmente nas fachadas voltadas para leste e oeste, já que recebem maior quantidade de luz no período da tarde.
Encontre materiais de qualidade para fazer sua fachada metálica na Demarqui Ferro & Aço, empresa que atua há mais de 21 anos no mercado.