Nesse artigo vamos explicar em que diferem o aço 304 e o aço 304L.
Temos uma matéria publicada aqui no blog, onde diferenciamos também os aços 304, 316 e 317. Clique aqui para conferir!
Aço 304
O aço 304 é um aço inoxidável, o que significa que é altamente resistente à corrosão. É também conhecido como aço 18-8, pois possui em sua composição pelo menos 18% de cromo e 8% de níquel. A adição desse último elemento o classifica como pertencente à classe dos aços inoxidáveis austeníticos.
O aço 304 é o mais popular entre os aços austeníticos, apresentando excelentes graus de resistência à corrosão, ductilidade (grau de deformação) e soldabilidade, além de permitir a aplicação em temperaturas extremas.
A quantidade máxima de carbono dentro dos aços austeníticos é de 0,08%. Acontece que, quando submetido a temperaturas entre 425 e 850°C, o carbono e o cromo se combinam e se precipitam como carboneto de cromo (Cr23C6), ocasionando um fenômeno conhecido como sensitização. O material sensitizado, com o cromo empobrecido, ser torna mais vulnerável e vê diminuir seu poder de antioxidação.
Aço 304L
É aí que surge o aço 304L como solução, sendo uma versão com quantidade extremamente baixa de carbono – máximo 0,03%, ao contrário dos 0,08% do aço 304. A menor quantidade de carbono presente no material diminui as chances de ocorrer a precipitação do carboneto de cromo, diminuindo, sucessivamente, as chances de ocorrer a sensitização do material e aumentando seu poder antioxidante.
Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos como esse!