Para que servem os discos de corte? Vem que a Demarqui explica!

Para que servem os discos de corte? Vem que a Demarqui explica!

Para falar de discos de corte, precisamos, primeiramente, explicar o que são os abrasivos. Por definição, abrasivo é tudo aquilo que causa abrasão, ou seja, desgaste por fricção ou raspagem. Por esse motivo, os discos de corte estão inseridos dentro da categoria “abrasivos”. De formato circular, são utilizados pra cortar diversos tipos de material, como ligas metálicas (aço, aço inox, alumínio), madeira, e até pedra, granito e concreto.

Para a utilização do disco de corte, deve-se ter em mãos uma esmerilhadeira, máquina onde o abrasivo é acoplado para a realização do serviço de corte. Existem vários tipos de discos de corte, e a utilização de cada um deles é indicada dependendo do serviço a ser realizado e do material a ser cortado. A seguir, elencaremos os principais:

 

Disco de corte para aço e metal

Geralmente fabricado com óxido de alumínio, são indicados para corte de produtos como cantoneiras, tubos e barras de aço.

Disco de corte fino

Os discos de corte fino são bastante utilizados em trabalhos de corte em aço carbono e aço inoxidável. Devido à sua espessura mais fina, proporciona ótimo rendimento nas operações de corte, utilizando menos material, produzindo menos faíscas e oferecendo cortes mais rápidos e precisos.

Disco de corte diamantado

Os discos de corte diamantados levam esse nome por possuírem diamantes sintéticos em sua ponta, aumentando sua capacidade de abrasão. São mais utilizados no ramo de construção civil.

Existem dois tipos:

1 – Discos Segmentados (que possuem dentes ao seu redor, facilitando o corte de pedras, granitos e mármores).

2 – Discos Lisos, ou Contínuos (não possuem dentes, e são indicados para trabalhos em azulejos, porcelanatos e cerâmica).

Disco de corte para madeira

Existem discos de corte projetados exclusivamente para trabalho com madeiras. Geralmente possuem borda revestida com carbeto de tungstênio (liga altamente resistente, formada por 70 a 97% de carbeto de tungstênio, associado de um metal ligante, normalmente níquel ou cobalto).

Quem utiliza o disco de corte?

 

Serralherias

O disco de corte é bastante utilizado no setor de serralheria, na fabricação de portões, portas e janelas.

Funilarias

As empresas que realizam serviço de funilaria utilizam os discos de corte no seu dia a dia em algumas situações, como no corte de capôs, assoalhos, portas e longarinas.

Marmorarias

Marmorarias utilizam principalmente os discos de corte diamantados no desenvolvimento de suas atividades, para realizar o serviço de corte em pedras, granitos e mármores.

Construtoras

Obras, reformas e construções em geral têm o disco de corte como acessório essencial para realizar corte de itens como pedras, porcelanatos e concretos.

 

Confira aqui os discos de corte comercializados pela Demarqui Ferro & Aço. Entregamos para todo o Brasil!

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin