Conheça a diferença entre aço carbono e aço inox

Conheça a diferença entre aço carbono e aço inox

Conheça a diferença entre aço carbono e aço inox

Sempre ouvimos falar em aço carbono e aço inoxidável (inox), mas você sabe qual a diferença entre os dois?

Continue lendo esse artigo que explicaremos a seguir!

O aço carbono é composto basicamente pela mistura entre ferro e carbono. Já o aço inox, além dessas duas, pode apresentar outras substâncias em sua composição, onde a principal delas é o cromo.

Existem algumas categorias dentro do aço inoxidável, onde os principais são o aço 304 e o aço 430, e é a existência e a quantidade dessas outras substâncias que vão determinar onde o material se enquadra.

E que diferença isso faz?

O aço carbono está mais suscetível a sofrer o processo de corrosão, pois o oxigênio do ar reage com o aço, formando uma camada de óxido de ferro, também chamada de ferrugem.

O cromo presente no aço inoxidável reage de forma diferente com o oxigênio, formando uma camada bastante estável e resistente, chamada de camada passiva, que protege o material contra a corrosão.

Por possuir essa característica de maior resistência e durabilidade, o aço inoxidável tem também um valor mais alto para aquisição. Por esse motivo, o aço carbono continua sendo utilizado em maior escala.

Clique aqui e confira três aplicações do aço inoxidável!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre aço carbono e aço inox?  Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos como esse!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin