Confira 3 aplicações do aço inoxidável

Confira 3 aplicações do aço inoxidável

O aço inoxidável é um material que tem como características a alta resistência e durabilidade.

Possui cromo em sua composição, e, por isso, reage de forma diferente com o oxigênio, formando uma camada bastante estável e resistente – chamada de camada passiva – que protege o material contra a corrosão.

Para saber mais sobre o aço inoxidável e as diferenças em relação ao aço carbono, clique aqui. A seguir, apresentaremos três utilizações do aço inoxidável:

1 – Indústria Alimentícia:

O aço inoxidável se transformou em item obrigatório quando o assunto é indústria alimentícia. É muito comum irmos a bares e restaurantes e observarmos a presença desse material nas bancadas das cozinhas e bares dos estabelecimentos. Isso porque o aço inoxidável, além de ser o material mais indicado devido à sua alta proteção contra o processo de oxidação (enferrujamento), é também altamente resistente ao contato com os alimentos – inclusive aqueles com acidez elevada. O aço inox se apresenta como um material de fácil limpeza e manutenção de higiene, itens essenciais para evitar contaminação através do contato com microrganismos.

2 – Arquitetura e Construção Civil

Além de oferecer proteção contra corrosão e intempéries, o aço inoxidável tem sido um material bastante escolhido por arquitetos e engenheiros para utilização na construção civil também por motivos estéticos. Seu brilho pode ser mantido durante anos se houver manutenção e limpeza constantes. Pode ser utilizado em diversas aplicações, como guarda-corpos, portas e janelas, fachadas, coberturas e na fabricação de móveis.

3 – Indústria Automotiva

O aço inox vem aumentando sua presença também no setor automotivo, sendo utilizado principalmente em partes do veículo que correm maior risco de sofrer oxidação e que estão expostas a temperaturas mais elevadas, como os escapamentos. Além disso, o aço inoxidável possui também capacidade de diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, o que o torna uma opção, inclusive, ecológica. O uso de aço inox em estruturas veiculares se estende também para a composição dos airbags, estrutura de tanque de combustíveis, discos de freio, mediadores de nível de óleo, entre outros, contribuindo para a durabilidade, design e leveza dos automóveis. Portanto, o aço inoxidável é sempre uma opção bastante versátil e que proporciona excelente qualidade, durabilidade e efeito estético!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as utilizações do aço inox?  Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos como esse!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin